A Psicogênese (do grego psyche, alma; genesis, origem) é a parte da Psicologia que se ocupa em estudar a origem e o desenvolvimento dos processos mentais, das funções psíquicas,
Planilha
de estudo e análise da alfabetização segundo a psicogênese
Esquema de Pensamento no que se refere a construção da
palavra
Logográfico
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Fonetização
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Para
escrever toma as palavras como todo sem segmentação.
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Para escrever basta estruturar a
fala
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Não
lhe basta mais prestar atenção a fala. Descobre a possibilidade de
representar o mesmo som de mais de um jeito escritório.
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Relativa
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Absolutamente Plena
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Grosseira
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Fina
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Lê e escreve um pequeno texto
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Silábico
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Alfabético
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No
que se refere à construção da palavra
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Níveis
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Ps1
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Ps2
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Associa uma só letra a cada sílaba
oral.
Ex: eo (prego)
aeo (martelo)
frdr (furadeira)
aia (pá)
Antonia aeo (Antônia bate o prego)
22 (prato)
333 (panela)
4444 (geladeira)
II (casa)
OOO (boneca)
Associa
uma letra para cada palavra.
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Associa duas letras (Consoante +
Vogal) a cada sílaba oral.
Ex: LARPI (lápis)
CADENA (caderno)
APTADITO (apontador)
GISO (giz)
O LAPIDA N MSA
(O lápis está na mesa)
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Alfabetizado
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Concepção
Silábica
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Escrita Figurativa
![]()
Borboleta
![]()
Palhaço
![]()
Formiga
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Escrita sem segmentação toma a
palavra como um todo. A criança associa o nº de letras ou outros sinais
gráficos ao tamanho do que é escrito (realismo nominal).
Ex:
(gato) - VB, VRF
(girafa) – BRIC31DKL
(borboleta) – FV
(rã) – ABIZFL
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A1
Admite
que cada sílaba possua duas letras. Entretanto, numa ordem rígida
(Consoante+Vogal)
Ex: pofesora, escerevo
,
secevo
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A2
Admite
que a sílaba se inicie por vogal ou que a palavra possua duas letras na mesma
sílaba juntas ou separadas por vogal.
Numa ordem
(Vogal+
Consoante)
(Consoante+Consoante+Vogal)
Ex: bicicleta, profesora,
escrevo
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A3
Admite
que cada sílaba pode ter duas ou mais letras e um pode ser representado por
mais de uma letra.
Ex: passarinho, dinheiro
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A4
Admite
escrever apenas uma letra para representar dois sons, como no caso de sílabas
com letras mudas.
Ex: perplexo, objeto, pneu
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Ele
reproduz a escrita por meio de desenhos apenas ou por meio de desenho e letra
aleatoriamente.
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Texto: O desempenho
na escrita de palavras não é o mesmo para o texto.
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No que se refere à construção do
texto
Ele
reproduz a escrita do texto por meio de desenhos e letra aleatoriamente. Da
mesma forme que escreva a palavras.
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No que se refere à construção do
texto
O
aluno lê e escreve um pequeno texto que seja compreensível.
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Planilha
de estudo e análise dos textos apresentados pelos alunos
Características
Textuais apresentadas por Alunos Pós-Alfabetizados
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T1
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T2
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T3
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T4
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T5
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T6
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T7
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Obs: Os textos dos alunos nessa fase são reconto.
Entretanto, cabe lembrar que podem ser trabalhados outros portadores
textuais.
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ü Sem
paragrafação;
ü Sem
pontuação;
ü Aglutinação
de palavras
(escrita
emendada).
ü Letras
aleatória de modo PS
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ü Sem
paragrafação;
ü Sem
pontuação;
ü Desaglutinação
de sílabas nas palavras
(escreve separando as palavras em
sílabas)
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ü Sem
paragrafação;
ü Sem
pontuação;
ü Com sequência
lógica.
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ü Estruturação
em parágrafos;
ü Sem
pontuação;
ü Sequência
lógica estruturada/organizada.
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ü Estruturação
em parágrafos;
ü Uso de alguns
símbolos de pontuação (sem sistematização);
ü Com sequência
lógica.
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ü Estruturação
em parágrafos;
ü Uso correto
da pontuação;
ü Com sequência
lógica de fatos;
ü Expansão de
idéias
ü Cria a partir
de suas próprias idéias.
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ü Estruturação
em parágrafos;
ü Uso correto
da pontuação;
ü Com sequência
lógica de fatos;
ü Concordância
Nominal e verbal
ü Vocabulário
ampliado.
ü Demonstra
senso crítico/argumentativo
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SUGESTÕES
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SUGESTÕES
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SUGESTÕES
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SUGESTÕES
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SUGESTÕES
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SUGESTÕES
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Os
critérios que podem ajudar na hora escolher as palavras que estarão em seu
teste da psicogênese
Precisa conter:
01
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Palavras
que possuam sílabas travadas: tr, br, bl, cl, pr, pl.... (travado, trigo,
dragão).
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02
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Palavras
que possuam dígrafos: lh, nh, rr, ch, ss.... (palhaço, pássaro, rainha).
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03
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Palavras
que possuam consoante muda: pneu, admirável, objetivo.
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04
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Palavras
iniciadas por vogal Ex (escrevo, aspecto, espelho)
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05
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Palavras
com nasalização Ex: (compreendendo, entretanto, contar, contensão).
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06
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Palavras
que possuam quatro letras em uma mesma sílaba: Ex: (construir, instituir,
transportar, transformar).
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* É
importante lembrar que para classificação no nível A4 os itens 05 e 06 precisam
constar no teste
NÍVEIS DA PSICOGÊNESE
Ø PRÉ-SILÁBICO
1
ESCREVE
COM DESENHOS

Ø PRÉ-SILÁBICO 2
ESCREVE
COM SINAIS GRÁFICOS
RIOEOGHJ
(FEIJÃO)
OO1H9L(FEIJÃO)
OOOOOOOOOO
(FEIJÃO)
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
(FEIJÃO)
Ø SILÁBICO
A
CADA VEZ QUE SE ABRE A BOCA ESCREVE UMA LETRA OU SINAL GRÁFICO
FJ
(FEIJÃO)
49 ( FEIJÃO)
EÃ (
FEIJÃO)
II ( FEIJÃO)
OO (
FEIJÃO)
Ø ALFABÉTICO
ESCREVE
DOIS SINAIS GRÁFICOS PARA CADA SÍLABA ORAL
FEJA
(FEIJÃO)
IIII (FEIJÃO)
FJAU
(FEIJÃO) OOOO
(FEIJÃO)
PÓS ALFABETIZAÇÃO
Ø ALFABETIZADO 1
SETELIA
(ESTRELINHA)
Ø ALFABETIZADO 2
ESTRELIA
(ESTRELINHA)
Ø ALFABETIZADO 3
ESTRELINHA
Ø ALFABETIZADO 4
PNEU
FIXO
ALFABÉTICO (A)
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Associa
duas letras ou outros sinais gráficos a cada sílaba oral, fazendo ou não
relação letra-som.
Só
admite a escrita das sílabas obedecendo a ordem canônica: CONSOANTE + VOGAL;
Apresenta leitura silabada;
Ex:
SEPELO (Espelho)
SECOLA (Escola)
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A1
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Admite
que cada sílaba possua duas letras. Entretanto, numa ordem rígida: CONSOANTE
+ VOGAL.
Lê e
produz um texto pequeno e simples (reconto).
Ex: POFESORA (Professora)
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A2
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Admite
que a sílaba se inicie por vogal e que a palavra possua, na mesma sílaba,
duas letras juntas ou separadas por vogal.
Conforme
ordem:
VOGAL+CONSOANTE:
ESCREVO
CONSOANTE+CONSOANTE+VOGAL:
PROFESORA
CONSOANTE+
VOGAL + CONSOANTE:
PORTA
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A3
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Admite
que cada sílaba pode ter três ou mais letras e que um som pode ser
representado por mais de uma letra.
Ex:
Dígrafos (NH;CH;LH;SC;RR;SS;GU;QU) nasalização (M/N/TIL), encontros vocálicos
e consonantal:
Ex: PASSARINHO,
QUEIJO
TRANSFORMAR
BANCO
GUERRA
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A4
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Admite
escrever uma letra para representar dois sons, como no caso de sílabas
com letras mudas e palavras com X, fazendo o som de /KS/.
Ex: PERPLEXO, OBJETO, PNEU
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Parabéns pelo trabalho!! Bem explicadinho!!
ResponderExcluirGostaria de compartilhar na minha escola.
Citarei a fonte de vcs. Ok? Obrigada!!!