segunda-feira, 10 de outubro de 2016

OFICINA: PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA - (Formação Continuada)

          A Oficina da Psicogênese da Língua Escrita aconteceu no dia 13 de abril de 2016, foi ministrada pela professora Marli Barbosa Pacheco.






 







         Psicogênese (do grego psyche, alma; genesis, origem) é a parte da Psicologia que se ocupa em estudar a origem e o desenvolvimento dos processos mentais, das funções psíquicas,



Planilha de estudo e análise da alfabetização segundo a psicogênese
Esquema de Pensamento no que se refere a construção da palavra
Logográfico
Fonetização


Para escrever toma as palavras como todo sem segmentação.

Para escrever basta estruturar a fala

Não lhe basta mais prestar atenção a fala. Descobre a possibilidade de representar o mesmo som de mais de um jeito escritório.
Relativa
Absolutamente Plena
Grosseira
Fina

Lê e escreve um pequeno texto
Silábico
Alfabético
No que se refere à construção da palavra
Níveis
Ps1
Ps2

Associa uma só letra a cada sílaba oral.

Ex: eo (prego)
aeo  (martelo)
frdr (furadeira)
aia (pá)
Antonia aeo (Antônia bate o prego)
22 (prato)
333 (panela)
4444 (geladeira)
II (casa)
OOO (boneca)



Associa uma letra para cada palavra.

Associa duas letras (Consoante + Vogal) a cada sílaba oral.

Ex: LARPI (lápis)
CADENA (caderno)
APTADITO (apontador)
GISO (giz)
O LAPIDA N MSA
(O lápis está na mesa)











Alfabetizado

Concepção Silábica

Escrita Figurativa

Resultado de imagem para borboleta para colorir
Borboleta

Resultado de imagem para palhaço para colorir

Palhaço

Resultado de imagem para formiga para colorir

Formiga


Escrita sem segmentação toma a palavra como um todo. A criança associa o nº de letras ou outros sinais gráficos ao tamanho do que é escrito (realismo nominal).

Ex: (gato) - VB, VRF
      (girafa) – BRIC31DKL
      (borboleta) – FV
      (rã) – ABIZFL





A1

Admite que cada sílaba possua duas letras. Entretanto, numa ordem rígida
(Consoante+Vogal)

Ex: pofesora, escerevo ,
secevo
A2

Admite que a sílaba se inicie por vogal ou que a palavra possua duas letras na mesma sílaba juntas ou separadas por vogal.
Numa ordem
(Vogal+ Consoante)
(Consoante+Consoante+Vogal)

Ex: bicicleta, profesora,
escrevo
A3

Admite que cada sílaba pode ter duas ou mais letras e um pode ser representado por mais de uma letra.

Ex: passarinho, dinheiro
A4

Admite escrever apenas uma letra para representar dois sons, como no caso de sílabas com letras mudas.

Ex: perplexo, objeto, pneu

Ele reproduz a escrita por meio de desenhos apenas ou por meio de desenho e letra aleatoriamente.

Texto: O desempenho na escrita de palavras não é o mesmo para o texto.

No que se refere à construção do texto
Ele reproduz a escrita do texto por meio de desenhos e letra aleatoriamente. Da mesma forme que escreva a palavras.


No que se refere à construção do texto
O aluno lê e escreve um pequeno texto que seja compreensível.


Planilha de estudo e análise dos textos apresentados pelos alunos
Características Textuais apresentadas por Alunos  Pós-Alfabetizados
T1
T2

T3

T4

T5

T6

T7
Obs: Os textos dos alunos nessa fase são reconto. Entretanto, cabe lembrar que podem ser trabalhados outros portadores textuais.

ü  Sem paragrafação;
ü  Sem pontuação;
ü  Aglutinação de palavras
(escrita emendada).
ü  Letras aleatória de modo PS


ü  Sem paragrafação;
ü  Sem pontuação;
ü  Desaglutinação de sílabas nas palavras
(escreve separando as palavras em sílabas)

ü  Sem paragrafação;
ü  Sem pontuação;
ü  Com sequência lógica.





ü  Estruturação em parágrafos;
ü  Sem pontuação;
ü  Sequência lógica estruturada/organizada.



ü  Estruturação em parágrafos;
ü  Uso de alguns símbolos de pontuação (sem sistematização);
ü  Com sequência lógica.



ü  Estruturação em parágrafos;
ü  Uso correto da pontuação;
ü  Com sequência lógica de fatos;
ü  Expansão de idéias
ü  Cria a partir de suas próprias idéias.


ü  Estruturação em parágrafos;
ü  Uso correto da pontuação;
ü  Com sequência lógica de fatos;
ü  Concordância Nominal e verbal
ü  Vocabulário ampliado.
ü  Demonstra senso crítico/argumentativo



SUGESTÕES
SUGESTÕES
SUGESTÕES
SUGESTÕES
SUGESTÕES
SUGESTÕES



































Os critérios que podem ajudar na hora escolher as palavras que estarão em seu teste da psicogênese

Precisa conter:

01
Palavras que possuam sílabas travadas: tr, br, bl, cl, pr, pl.... (travado, trigo, dragão).
02
Palavras que possuam dígrafos: lh, nh, rr, ch, ss.... (palhaço, pássaro, rainha).
03
Palavras que possuam consoante muda: pneu, admirável, objetivo.
04
Palavras iniciadas por vogal Ex (escrevo, aspecto, espelho)
05
Palavras com nasalização Ex: (compreendendo, entretanto, contar, contensão).
06
Palavras que possuam quatro letras em uma mesma sílaba: Ex: (construir, instituir, transportar, transformar).

            * É importante lembrar que para classificação no nível A4 os itens 05 e 06 precisam constar no teste 



NÍVEIS   DA PSICOGÊNESE

    Ø    PRÉ-SILÁBICO 1
ESCREVE COM DESENHOS

 (FEIJÃO)
 Resultado de imagem para feijão para colorir

    Ø PRÉ-SILÁBICO 2
ESCREVE COM SINAIS GRÁFICOS
RIOEOGHJ (FEIJÃO)
OO1H9L(FEIJÃO)
OOOOOOOOOO (FEIJÃO)
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII (FEIJÃO)

    Ø SILÁBICO
A CADA VEZ QUE SE ABRE A BOCA ESCREVE UMA LETRA OU SINAL GRÁFICO
FJ (FEIJÃO)                                 49 ( FEIJÃO)
EÃ ( FEIJÃO)                                 II ( FEIJÃO)
OO ( FEIJÃO) 

    Ø ALFABÉTICO
ESCREVE DOIS SINAIS GRÁFICOS PARA CADA SÍLABA ORAL
FEJA (FEIJÃO)                                           IIII (FEIJÃO)
FJAU (FEIJÃO)                                          OOOO (FEIJÃO)

PÓS ALFABETIZAÇÃO

    Ø ALFABETIZADO 1
SETELIA (ESTRELINHA)

    Ø ALFABETIZADO 2
ESTRELIA (ESTRELINHA)

    Ø ALFABETIZADO 3
ESTRELINHA

    Ø ALFABETIZADO 4
PNEU
FIXO



     NíVEIS DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA


ALFABÉTICO (A)
Associa duas letras ou outros sinais gráficos a cada sílaba oral, fazendo ou não relação letra-som.
Só admite a escrita das sílabas obedecendo a ordem canônica: CONSOANTE + VOGAL; Apresenta leitura silabada;
Ex: SEPELO (Espelho)
     SECOLA (Escola)

A1
Admite que cada sílaba possua duas letras. Entretanto, numa ordem rígida: CONSOANTE + VOGAL.
Lê e produz um texto pequeno e simples (reconto).
Ex: POFESORA (Professora)




A2
Admite que a sílaba se inicie por vogal e que a palavra possua, na mesma sílaba, duas letras juntas ou separadas por vogal.
Conforme ordem:
VOGAL+CONSOANTE:
                            ESCREVO
CONSOANTE+CONSOANTE+VOGAL:    
                             PROFESORA
CONSOANTE+ VOGAL + CONSOANTE:
                                   PORTA





A3
Admite que cada sílaba pode ter três ou mais letras e que um som pode ser representado por mais de uma letra.
Ex: Dígrafos (NH;CH;LH;SC;RR;SS;GU;QU) nasalização (M/N/TIL), encontros vocálicos e consonantal:
Ex: PASSARINHO,
QUEIJO
MUITO
TRANSFORMAR
BANCO
GUERRA

A4
Admite escrever uma letra para representar dois sons, como no caso de sílabas com letras mudas e palavras com X, fazendo o som de /KS/.

Ex: PERPLEXO, OBJETO, PNEU



Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho!! Bem explicadinho!!
    Gostaria de compartilhar na minha escola.
    Citarei a fonte de vcs. Ok? Obrigada!!!

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