segunda-feira, 10 de outubro de 2016

PROJETO - DIÁRIO DE BORDO


Projeto Diário de Bordo

            Envolver a família no trabalho pedagógico e no desenvolvimento escolar da criança por meio da descrição das vivências de aprendizagens ocorridas em sala de aula, é essencial para o crescimento pedagógico dos alunos. Partindo desse pressuposto é que adotamos o Diário de bordo como mais um instrumento de construção coletiva dessa aprendizagem estimulando a relação do aluno com a escrita.

            Ao trabalhar com o Diário de Bordo se pretende desenvolver nos alunos:

1.    A habilidade de realizar relatos orais.
2. A capacidade de descrever as atividades realizadas na escola e as evidências das aprendizagens realizadas.
3.    A habilidade de memorização.
4.    A interação com o universo escrito.

Quando se pensa em educação é comum ver o professor como o principal responsável por provê-la, entretanto se faz necessário repensar o papel da família neste universo. E é pensando nisso que projeto com o Diário de Bordo está sendo implantado como mais um instrumento capaz de promover a interação entre família e escola.

Acredita-se que durante a realização do mesmo ocorrerá:
·            O envolvimento da família com a criança e sua aprendizagem.
·            A comunicação mais efetiva da família com a escola fazendo com que seus responsáveis possam participar de modo atuante e colaborativo do processo de construção da aprendizagem.
·            Maior acompanhamento das vivências escolares.
·            Valorização da capacidade de produção escrita do aluno.
·            O apoio no desenvolvimento da leitura e compreensão textual do aluno.

Para os professores será importante para:
 Estreitar
-  Acompanhar individualmente o processo de construção das aprendizagens.
-  Identificar as possíveis lacunas nas aprendizagens dos alunos.
-  Verificar as possíveis dificuldades bem como, os significados dados pela criança às atividades desenvolvidas.
-  Avaliar as práticas desenvolvidas em suas aulas.
-  Observar em seus alunos a capacidade de organização e ampliação de ideias ao descrever fatos e ou situações.

Já para a escola o projeto auxiliará nos seguintes aspectos:
 Envolvimento da equipe de coordenação pedagógica com o trabalho desenvolvido em sala de aula.
-  Verificação das dificuldades apresentadas pelos alunos durante esse trabalho.
-  Auxiliar o professor na busca de estratégias para resolver os problemas de aprendizagem existentes em sua turma.
-  Ser um instrumento de reflexão da ação pedagógica.
Com base nos aspectos acima descritos é que estaremos contando com sua efetiva participação para o sucesso desse projeto.

Coordenação Pedagógica e Professores.






















Um comentário:

  1. Amei o quadro da explicação da fases da psicogênese. Bastante claro e explicativo. Este quadro explicativo sana todas as dúvidas de uma análise psicogênese. Obrigada por ter esse blog! A escola está de parabéns!

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