Projeto Diário de Bordo
Envolver a família no trabalho pedagógico e
no desenvolvimento escolar da criança por meio da descrição das vivências de
aprendizagens ocorridas em sala de aula, é essencial para o crescimento
pedagógico dos alunos. Partindo desse pressuposto é que adotamos o Diário
de bordo como mais um instrumento de construção coletiva dessa
aprendizagem estimulando a relação do aluno com a escrita.
Ao trabalhar com o Diário de Bordo se pretende
desenvolver nos alunos:
1. A
habilidade de realizar relatos orais.
2. A
capacidade de descrever as atividades realizadas na escola e as evidências das
aprendizagens realizadas.
3. A
habilidade de memorização.
4. A
interação com o universo escrito.
Quando
se pensa em educação é comum ver o professor como o principal responsável por
provê-la, entretanto se faz necessário repensar o papel da família neste
universo. E é pensando nisso que projeto com o Diário de Bordo está sendo
implantado como mais um instrumento capaz de promover a interação entre família
e escola.
Acredita-se
que durante a realização do mesmo ocorrerá:
·
O envolvimento da família com a criança e sua
aprendizagem.
·
A comunicação mais efetiva da família com a
escola fazendo com que seus responsáveis possam participar de modo atuante e
colaborativo do processo de construção da aprendizagem.
·
Maior acompanhamento das vivências escolares.
·
Valorização da capacidade de produção escrita
do aluno.
·
O apoio no desenvolvimento da leitura e
compreensão textual do aluno.
Para
os professores será importante para:
- Estreitar
- Acompanhar
individualmente o processo de construção das aprendizagens.
- Identificar
as possíveis lacunas nas aprendizagens dos alunos.
- Verificar
as possíveis dificuldades bem como, os significados dados pela criança às
atividades desenvolvidas.
- Avaliar
as práticas desenvolvidas em suas aulas.
- Observar
em seus alunos a capacidade de organização e ampliação de ideias ao descrever
fatos e ou situações.
Já
para a escola o projeto auxiliará nos seguintes aspectos:
- Envolvimento
da equipe de coordenação pedagógica com o trabalho desenvolvido em sala de
aula.
- Verificação
das dificuldades apresentadas pelos alunos durante esse trabalho.
- Auxiliar
o professor na busca de estratégias para resolver os problemas de aprendizagem
existentes em sua turma.
- Ser
um instrumento de reflexão da ação pedagógica.
Com
base nos aspectos acima descritos é que estaremos contando com sua efetiva
participação para o sucesso desse projeto.
Amei o quadro da explicação da fases da psicogênese. Bastante claro e explicativo. Este quadro explicativo sana todas as dúvidas de uma análise psicogênese. Obrigada por ter esse blog! A escola está de parabéns!
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